Conforme nossas conversas anteriores, hoje eu disponibilizo uma planilha bem simples para você dar o primeiro passo em direção a criação do seu controle financeiro pessoal.
Antes de baixar, acho importante você ler esse texto bem curtinho sobre controle financeiro pessoal: clicando aqui.
Não existe receita mágica para conquistar uma vida financeira mais sóbria, você precisa criar alguns hábitos e ter paciência para atingir seus objetivos.
Nenhuma ferramenta pode fazer o trabalho por você.
Assim como qualquer outra ferramenta, ela precisa ser alimentada e revisada de forma correta, recebendo atenção e manutenção periódicas.
Algumas pessoas se sentem melhor quando o fazem diariamente, outras se encaixam melhor fazendo uma vez por semana.
Não cabe a mim dizer a você qual a melhor forma de manter esse controle, pois apenas você possui essa informação. Portanto, seja o mais sincero possível consigo mesmo e não estabeleça metas mais altas do que seus passos.
Se se sentir mais seguro, comece fazendo diariamente e, à medida que entender o funcionamento correto, mude para uma vez por semana.
Eu, particularmente, gosto e prefiro fazer isso diariamente, pois quando percebemos, já se passaram 10 dias e há tantas coisas para revisar que vira uma bola de neve, o que acaba gerando preguiça de começar de novo. Portanto, para mim, como indivíduo, funciona melhor no modo diário.
Não é todo mundo que está familiarizado com o Excel ou o pacote Office, por isso, vou disponibilizar um pequeno vídeo com instruções sobre como utilizar essa planilha, o que não apresentará obstáculos mesmo para uma pessoa leiga em Excel.
Caso não possua o pacote Office, você pode fazer o download do Libre Office gratuitamente em seu dispositivo.
A planilha possuí as seguintes abas:
- Recebimentos
Aqui você irá informar as suas receitas, salário, comissões, pensões, prêmios etc.
Por se tratar de um orçamento, nós precisamos enxergar suas finanças durante todo o período: 12 meses.
Portanto, faça o lançamento de tudo:
Seja o mais realista possível, pegue lápis e papel, pegue seus documentos do ano anterior, esforce-se para lembrar de tudo que você recebe: férias, 13º salário, bônus anual.
Se você não sabe o valor exato, estipule uma estimativa REAL.
2. Despesas
Aqui o desafio começa de verdade.
A maioria das pessoas desiste nessa parte.
Pensar em despesas é algo muito desafiador para nós brasileiros, porque nunca fomos ensinados a gerenciar o dinheiro e não aprendemos como desenvolver um pensamento voltado para finanças pessoais, o que é bastante frustrante.
Portanto, para facilitar esse processo, comece registrando suas despesas fixas, como aluguel, condomínio, IPTU, energia, faculdade, entre outras.
É muito importante que você se atente as datas corretas, confira no calendário se o dia do vencimento será um dia útil ou não, e coloque sempre o vencimento REAL dessa despesa.
Sem essa informação o seu orçamento estará sempre comprometido.
Na coluna tipo de despesa você terá apenas 2 opções: fixas ou outras despesas.
Vamos supor que você tenha despesas imprevisíveis, como cortar o cabelo. Especifique um dia em que costuma fazê-lo regularmente, por exemplo, sempre no final do mês. Lembre-se de que você pode ajustar essa data conforme necessário, assim que efetuar essa despesa.
No caso coloquei como todo final de mês, sendo que posso mudar a data assim que consumir essa despesa:
Exemplo: eu informei dia 29 no meu orçamento anual, porém fui hoje ao salão (05/04). Basta mudar a data:
LEMBRE-SE: enquanto a DESPESA/RECEITA não aconteceu, ela é uma PREVISÃO, um orçamento.
Depois que ela acontece ela é REAL e precisa ser colocada a data e valor correto.
Exemplo: tive uma despesa não prevista (isso será o mais comum todos os meses):
Nesse caso você insere a informação quando elas acontecem, serão os gastos diversos inseridos todas as semanas e que você não pode prevê-los sempre.
A vantagem desses lançamentos é que você começa a prestar atenção em tudo que tem gastado, no final de semana, na semana, de lanches, cafés ou acessórios, adquirindo um olhar mais crítico sobre as coisas que compra.
Dica: olhe no seu extrato do banco, nas faturas do seu cartão, suas compras parceladas, busque tudo que possa ser lançado nesse controle. Comprometa-se a deixá-lo 100% real.
Nas abas de cada mês do ano é onde você irá acompanhar a situação financeira atual e futura:
Primeiro Passo: você precisa colocar seu saldo inicial no dia que começar a preencher o planejamento.
Exemplo: se você baixou a planilha no dia 09/03 então colocará o saldo da sua conta corrente de 09/03, e a partir desse dia, começará a registrar todas as contas.
Este é o único campo das abas dos meses que você irá mexer, APENAS UMA VEZ. Uma vez colocado o saldo você irá alimentar a planilha com suas receitas e despesas, ajustando com a realidade.
As abas de meses contém 2 botões, o primeiro para atualizar os saldos após fazer lançamentos em receitas e despesas, o segundo é caso queria imprimir o seu extrato do mês.
Note que ao clicar no botão atualizar:
A planilha é calculada automaticamente, e tudo que você lançou nas 2 primeiras abas: recebimentos e despesas são transferidos automaticamente na data que você inseriu criando a visão de Fluxo de Caixa.
Como a planilha é um organismo contínuo, você poderá enxergar sua situação mês à mês, dia por dia.
Clique na aba de qualquer um dos meses e enxergue se seu saldo se mantém positivo, negativo, em cima do limite, etc.
Caso as macros não habilitem em seu excel ou libre office, os botões de atualizar não irão funcionar.
Para validar as alterações nestes casos basta ir na aba “dados” e “atualizar tudo”.
Considerações Importantes:
Não pule etapas!
Comprometa-se a fazer a lição de casa e reunir todas as suas despesas e receitas, caso se sinta mais confortável e seguro anote tudo num caderno antes, revise e ajuste antes de lançar na planilha.
Uma vez que você colocou seu saldo inicial, você precisa lançar corretamente tudo que entrou ou saiu da sua conta, não adianta ignorar tarifas de banco, juros, rendimentos de poupança por serem valores pequenos, para que seu controle funcione ele precisa ser um espelho da sua conta, 100% e sem desculpas.
Caso não tenha habilitado macros em seu computador, quando abrir a planilha ele trará essa mensagem:
Basta clicar em habilitar conteúdo que os botões irão funcionar.
Fico à disposição para ajudar, compartilhe comigo através dos comentários ou mesmo pelo e-mail: thiago@financadescomplicada.com.br
Essa planilha também funciona bem para pequenos e médios negócios.
Grande abraço.