Dicas Para Não Gastar Muito no Carnaval

Passadas as festas de final de ano, o brasileiro ainda se recupera dos estragos na conta corrente, termina de quitar dívidas e se pergunta para onde foi o dinheiro do seu décimo terceiro.

O começo do ano é um período de maior gasto: rematrículas, IPVA, IPTU, reajustes em todas as contas fixas da casa, material escolar e etc.

O carnaval é um dos feriados mais populares no país.

É um período em que empresas, governo e trabalhadores param, as vias das principais cidade fecham, alteram-se o funcionamento do transporte e toda cadeia produtiva do país se altera.

Também é um período de alta no turismo e muitas pessoas querem aproveitar as folgas para viajar.

Mas passada a folia vem a ressaca financeira!

Algumas pessoas passam meses enroladas financeiramente com as dívidas adquiridas no combo: final de ano, início de ano e carnaval, e aqui você encontra algumas dicas de como não se tornar parte desse índice de pessoas:

Viagens:

Segundo uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) realizada em 2019, 39% dos entrevistados pretendiam viajar no feriado de carnaval.

O verão e a proximidade do carnaval são fatores de peso no preço das passagens, hotéis e pacotes turísticos.

As pessoas que deixam para comprar sua viagem na última hora pagam muito mais caro do que as que planejaram com antecedência.

A pesquisa para a viagem vai muito além do preço das passagens e hospedagem, é necessário pesquisar mercados, farmácias, restaurantes e outros locais de primeira necessidade na região onde a pessoa irá se hospedar.

Optar por levar algumas compras para refeições mais básicas pode ser um grande alívio para o cartão de crédito, não pesquisar ou planejar como será sua estadia fará com que você coma em lugares caros ou compre em supermercados com preços inflacionados.

Segundo previsão da ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) mais de 6,3 milhões de veículos vão sair de São Paulo em direção ao interior e ao litoral.

Mesmo em uma viagem de carro para cidades próximas, os estabelecimentos já se prepararam para atender os turistas na temporada, o que quer dizer: preços mais altos.

Supermercados, Farmácias, Bares e Restaurantes do litoral aumentam os preços significativamente nessa temporada do ano, adiantar suas compras básicas não só economiza tempo como economiza dinheiro.

Levar itens básicos na bagagem são um fator de economia, por exemplo, compre protetores solar no inverno e aproveite promoções, como o tempo e validade é muito longo você não precisará pagar o triplo durante a viagem.

Coloque na ponta do lápis todos os gastos necessários com a viagem:

  • Transportes (passagens, deslocamento na região);
  • Festas (ingressos, bebidas);
  • Comida (bares, restaurantes, alimentação);
  • Despesas Extras (imprevistos);

É preciso somar tudo que você pretende fazer ou gastar e considerar levar um dinheiro extra para emergências (compras, roupas, remédios, etc).

Divida esse valor pelos dias que você vai ficar no local e veja se cabe no seu orçamento ou se você está dando um passo maior que a perna.

Blocos de Rua

Se você não vai emendar o feriado ou está com o bolso apertado as cidades que antes ficavam desertas no carnaval hoje possui sua própria programação.

Diversos blocos de rua, trios elétricos, artistas e shows animam as principais vias das cidades.

Mas mesmo para quem vai curtir o carnaval em casa é preciso ficar atento a alguns detalhes:

  • Fantasias e Adereços: nos locais das festas ou proximidades, as fantasias e adereços dobram de preço, compre seus itens sempre com antecedência e de preferência fora dos lugares de festa;
  • Reaproveitando: a fantasia ou os enfeites do ano passado ficaram guardados? Que tal uma repaginada? Se a grana estiver curta o mais inteligente é reaproveitar aquela fantasia do ano passado;
  • Bebidas: nos locais de festa bem como nos bares dos arredores são comercializados todo tipo de bebida para os foliões, os preços são exorbitantes se comparados ao que você pagaria na mesma bebida em qualquer prateleira de supermercado, considere comprar suas bebidas antes de ir para a folia ou mesmo levar seu próprio coller.

Seja Cuidadoso com seus Bens:

Talvez a dica que você nunca vai ler em lugar nenhum: cuide bem de seus pertences!

Somente no pré carnaval de São Paulo em 2019, uma região apresentou mais de 600 ocorrências sendo a grande maioria furto de celulares.

Se você estiver pagando pelo seu aparelho ou pensando em trocar em breve por um aparelho mais moderno, ter o celular furtado pode ser uma grande dor de cabeça e um gasto desnecessário.

As forças policiais recomendam que as pessoas deixem os celulares em casa para ir curtir os blocos, ou evite tirá-lo do bolso ou erguendo na multidão para fazer fotos.

Para os Inadimplentes:

Não deixe que uma única data prejudique as finanças do seu ano inteiro, seja sóbrio e racional ao decidir como quer pular esse carnaval.

Se estiver com dívidas ou desempregado considere trocar a viagem pelas festas de rua da sua cidade.

Aprenda a planejar com um ano de antecedência a sua diversão, já comece a cotar antes a viagem que você quer fazer bem como pesquisar bem o local e os preços.

O mais importante de tudo é ter sobriedade.

Entenda qual a sua situação financeira atual e considere passar um feriado com menos atividades, mas preservando a sua saúde financeira.