Já é difícil conseguir começar a investir, imagine então criar o hábito de investir regularmente, aprender sobre títulos de investimentos, rentabilidade e organizar seu planejamento pessoal de forma que você consiga continuar investindo.
Parece muito para lidar mas o fato é que atualmente as ferramentas de investimentos são muito mais fáceis e responsivas do que antes, podendo qualquer pessoa de qualquer perfil econômico começar.
Abrir uma conta investimento pode ser feito de casa pelo celular, alguns bancos disponibilizam informações sobre os títulos de forma que seja fácil absorver as informações e entender os valores.
Se você já tem alguns investimentos comprados ou pretende começar a investir, essa planilha de controle pode ser bem útil.
Antes de começar, acho de extrema importância que você dê uma olhada nesses artigos onde falo sobre controle financeiro pessoal e como reservar dinheiro para investir.
Também é importante que você entenda a importância de criar um fundo emergencial, e como os investimentos precisam estar alinhados a ele.
Se você não tem o microsoft office não tem problema, faça o download gratuito do Libre Office aqui:
As colunas são dispostas da seguinte maneira:
Aquisição: a data que você comprou o título.
Vencimento: a data em que o título irá vencer (no caso de renda fixa e outros títulos com data de liquidação definida). Caso não tenha vencimento só deixar em branco.
Saldo Inicial: o valor de compra do seu título, se você não lembra e já possuía ele antes de começar a planilha não tem problema, coloque o valor atual e comece o controle considerando esta data.
Aportes: no caso de fundos ou títulos que você possa ir aportando mais dinheiro, inclua o valor das próximas compras aqui. Se for outro título diferente precisa ser feito em uma nova linha.
OBS: caso você precise fazer mais aportes no mesmo título mais de uma vez, basta colocar na célula + seguido do valor do novo aporte.
Exemplo:
Se você não colocar o sinal de = e o de soma + a cada novo aporte o valor ficará incorreto.
Resgates: Caso venha a resgatar parte do valor investido, marque nessa célula o quanto está sacando do título, não esqueça de sempre incluir o sinal negativo –.
Saldo Final: sempre que for atualizar seu controle, marque o saldo atual de cada título aqui para descobrir o crescimento ou prejuízo.
As colunas “acompanhamento” e “% da carteira” não devem ser mexidas.
Nelas você irá enxergar quanto seu título cresceu ou caiu, e também quantos % ele representa da sua carteira.
Exemplo: em uma carteira de R$ 2.000,00 tenho R$ 1.000,00 aplicados em fundos imobiliários, nessa carteira os fundos representam 50% do total.
Nas últimas duas colunas você deverá preencher o nome do seu título (igual estiver na plataforma da corretora, isso ajuda na localização do título quando você precisar fazer uma consulta rápida) e na última coluna ele te dará opções para você preencher qual o tipo de título, renda fixa, ações, tesouro, fundos etc.
OBS: Na coluna de preenchimento do tipo de investimento você encontrará uma lista predefinida com os grupos de investimento, basta selecionar.
Na parte de cima da tabela tem uma linha cinza com resultados totais:
Essa linha não pode ser alterada, ela traz os totais de cada coluna sendo: total de dinheiro que você usou comprando os títulos, quanto aportou, quanto resgatou e qual o valor atual da carteira como um todo.
Nessa linha você criar uma visão crítica sobre a sua carteira de investimentos enxergando se está perdendo dinheiro, ou se está gastando e resgatando mais do que deveria.
Por fim você encontra um relatório bem simples para poder visualizar como a sua carteira está distribuída.
Quantos % estão alocados em renda fixa? Quando em fundos?
Com esse pequeno relatório você pode começar a analisar se está na hora de diversificar um pouco sua carteira e arriscar mais, ou pelo contrário, você pode enxergar que está tomando muitos riscos com fundos e precisa guardar um pouco mais para a previdência.
Eu espero que essa planilha bem simples possa te ajudar a organizar seus investimentos, ou ao menos te incentivar a começar.
Qualquer problema, erro ou dúvida que tenha com a planilha, basta me deixar um comentário.
Obrigado!