A cada ano que passa o varejo leva cada vez menos tempo para se transformar. Essa transformação é exclusivamente de responsabilidade das empresas destes segmentos que buscam diariamente estar por dentro das inovações que o mercado e o consumidor pedem.
Ninguém quer ser a Kodak no mundo da Apple muito menos a Block Buster no mundo do Netflix.
Faz-se necessário estar atento ao que seus concorrentes estão fazendo para aumentar sua fatia de mercado.
O mercado consumidor é quem dita as regras do jogo e sua demanda por produtos e serviços estimula as empresas a se transformarem mais rapidamente, em objetivo a atender essa crescente e tão concorrida massa de consumidores.
Do ano 2000 para 2010 as mudanças no mercado foram tão lentas que fez com que grandes e conhecidas marcas se acomodassem, e de repente tendo seus conglomerados transformados em processos de recuperação judicial.
Já o que pudemos observar entre os anos de 2012 e 2013? Ou entre 2012 e 2015?
Entre o início de 2020 e o final de 2020?
O que antes era uma transformação lenta e gradativa tornou-se rápida e cruel para os players do mercado que se recusam a atualizar-se.
Podemos citar diversos fatores que ajudam a acelerar esse comportamento do consumo:
- Redes sociais, causas sociais e ecológicas;
- Posicionamento intelectual em causas gerais;
- Ruptura com padrões de gênero e idade;
- Globalização cada vez mais intensa.
Os itens acima definitivamente são fatores chaves para entender como as médias empresas deixaram de ser pontos de influência regionais para se tornarem nacionais – ou até mesmo, internacionais.
Fato é que novos serviços começaram a ser utilizados pelos ofertantes e tem causado profundas transformações na demanda dos consumidores, um dos que vamos abordar hoje é um serviço – que apesar de jovem, tem chamado muito a atenção dos brasileiros: o cashback.
Existem diversos serviços que trabalham com a modalidade de “dinheiro de volta”, mas o que isso significa afinal?
Que você recebe uma porcentagem da sua compra de volta associada a alguma condição: consumir novamente na loja.
O brasileiro que vive na região sudeste tem convivido há uma década com um serviço parecido oferecido pela Receita Federal, que é a nota fiscal paulista, onde você fornece seu número de CPF e consegue um retorno em dinheiro do imposto recolhido, seja em crédito em conta corrente ou para abatimento no IPVA.
Sites de compra online passaram a oferecer serviços próprios de retorno de dinheiro e consumidores tem levado esse fator em conta para escolher a loja onde irá finalizar sua compra.
Não é segredo que dezenas de empresas trabalham com produtos parecidos – ou mesmo provenientes da mesma fábrica, sendo que a lealdade para com as plataformas é cada vez menor em um cenário onde o preço se torna o único fator que diferencia a escolha.
A Méliuz é uma startup brasileira criada em 2011, que disponibiliza cupons de desconto em sua plataforma, a empresa já movimentou 94 milhões de reais e tem se consolidado com solidez no mercado.
A empresa soma em seu catálogo no aplicativo 1.600 empresas parceiras.
Na página inicial é possível pesquisar pelas empresas participantes e qual percentual de retorno sobre cada uma:
O Diferencial da Méliuz
O grande diferencial da Méliuz é que o dinheiro recebido de cashback não precisa ser gasto apenas em consumo, ele pode ser devolvido em crédito na sua conta corrente.
Os programas tradicionais de cashback visam um único objetivo: fazer com que o cliente retorne para gastar o dinheiro em mais produtos, criando assim uma obrigação de comprar.
No Méliuz você tem a opção de resgatar seu dinheiro monetariamente o que é um grande diferencial.
Crédito em Estabelecimentos Físicos
Existe um serviço que o aplicativo lançou de remuneração sobre cupons fiscais de farmácias, postos e supermercados.
Você digitaliza dentro do app o QR code do seu cupom fiscal e recebe 0,20 centavos de cashback, naturalmente seguindo uma lâmina de regras e condições.
Todas as semanas você pode conferir as novas promoções no App, como por exemplo crédito de XX ao comprar um produto de uma marca específica.
Cartão de Crédito
A plataforma aproveitou o crescimento da demanda por cartões de crédito digitais e lançou seu próprio cartão de crédito no ano passado.
O cartão te remunera com até 2% de cashback sobre o valor das suas compras, uma vantagem para quem concentra as compras em um cartão só.
Atualmente o mercado descobriu em programas de retorno uma maneira eficaz de lidar com a nova ordem do consumo, onde quem compra exige não somente um preço justo, mas um benefício atrelado.
Se antes a qualidade de uma marca era suficiente para fidelizar clientes, hoje é preciso pensar muito a frente.
Os serviços complementares se tornam cada vez mais a moeda de troca.
Conheça a plataforma e ganhe R$ 5,00 de crédito ao se cadastrar: