Como Pesquisar Preços e Economizar em Compras

Primeiro você vai precisar ir contra o principal efeito colateral do consumo: o imediatismo.

Podemos definir imediatismo da seguinte maneira: tendência a agir em função do que oferece vantagem imediata, sem considerar as consequências futuras.

Se você conseguir vencer o imediatismo você terá sucesso em economizar nas compras do dia a dia ou de produtos sazonais que você utiliza.

Existem itens de primeira necessidade: comida, produtos de limpeza, vestuário básico e etc.

E existem os esporádicos ou então que não podemos ficar sem, por conta de trabalho ou educação: computador, celular, tablet ou mesmo um roteador wifi.

Cada pessoa é única no seu estilo de consumir.

Alguns tem maior necessidade por produtos esportivos, outros por cultura e arte e assim por diante

Cada personalidade tem o seu perfil de consumo próprio.

Mas uma coisa que independe do seu estilo de consumo é conseguir economizar.

O consumo sem controle é o responsável pelo endividamento e pelos problemas financeiros das pessoas, com essa postura nós nunca conseguiremos criar uma reserva financeira ou poupar para atingir objetivos maiores.

É de extrema importância que você combata o imediatismo nas suas compras.

Não é preciso abrir mão de produtos que facilitam a sua vida, mas sim entender que existe o tempo certo para você adquiri-los.

No mercado de consumo tudo é muito volátil.

Os preços sofrem variação e as empresas estão sempre criando promoções para atrair os clientes dos seus concorrentes.

Cabe a nós consumidores criar uma mentalidade de pesquisa antes de sair comprando as coisas.

Se você costuma comprar coisas na empresa que trabalha sabe que existem muitas políticas a seguir antes de conseguir comprar uma simples caneta, se você for o dono da empresa tenho certeza que também se preocupa com cada centavo gasto em compras e suprimentos.

Que tal aplicar essas políticas empresariais para suas compras pessoais e domésticas também?

Plataformas de Pesquisa

Nós temos muitas ferramentas disponíveis para ajudar com pesquisas e você já deve conhecer algumas.

  1. Google Shopping

O passo mais básico de todos é pesquisar pelo google shopping, ele traz a pesquisa formatada por preço e listada por estabelecimento.

Basta digitar o produto que você precisa detalhadamente e clicar no ícone “shopping”.

É possível filtrar quais lojas estão oferecendo o melhor preço.

2. BAIXOU

O baixou é uma plataforma muito completa e limpa na busca por produtos, é imprescindível que você procure o produto nela antes de finalizar uma compra online.

Você pode criar uma conta e adicionar os produtos que costuma pesquisar.

A plataforma também costuma mostrar destaques com produtos em promoção.

A pesquisa é dividida por loja e ainda mostra qual o menor nível de preço o produto já chegou:

3. ZOOM

O ZOOM é uma plataforma já conhecida entre muitos consumidores, ela segue a mesma linha do baixou.

O ZOOM tem uma pesquisa de extrema qualidade e consegue captar produtos de forma mais específica, como aquela marca que você já confia.

Ele também permite incluir detalhes na pesquisa igual os sites de compras possuem, por exemplo: notebook, filtro: tela 15.6.

4. SHOPFULLY

O shopfully é direcionado aquelas compras pequenas, que você faria batendo perna no shopping center.

As ofertas lembram os catálogos dos supermercados e dá para comparar os preços de produtos corriqueiros dentre redes concorrentes de lojas.

5. TIENDEO

O Tiendeo é um excelente site para descobrir ofertas de supermercados, que acaba sendo o grande vilão das contas do mês.

Basta informar sua localidade e ele trará os folhetins com as melhores ofertas da sua região.

Compare Preços e Opte Sempre por Esperar

As lojas sempre vão te fazer acreditar que o agora é a última oportunidade de você adquirir um produto.

O senso de urgência e de oportunidade imperdível que o varejo vende é sua técnica básica de sobrevivência, mas você não precisa acreditar nela sempre.

Algumas oportunidades são sim muito boas, as vezes encontramos eletrônicos ou tecnologia com uma promoção extremamente vantajosa.

Mas se você for aproveitar todas as oportunidades imperdíveis que existem vai acabar o mês no vermelho, então é necessário que criemos sobriedade e paciência ao lidar com nossos itens de consumo.

Uma dica valiosa é: crie uma planilha ou mesmo um caderno com as coisas que você possa precisar esse ano: trocar de computador, de celular ou de geladeira.

Registre compras que você sabe que logo serão inadiáveis e comece a pesquisar com bastante antecedência, mês a mês acompanhe sites indicados ou outros de sua confiança e compare os preços.

Logo você conseguirá identificar os melhores períodos para comprar certas coisas, como por exemplo roupas de frio que estão sempre em liquidação perto da primavera ou eletrônicos que tendem a ficar mais baratos na black friday em novembro.

Certamente você vai descobrir o momento perfeito para comprar e vai se sentir sóbrio por ter feito isso com paciência.

Considere Produtos de Segunda Mão

Já pensou em buscar produtos usados ou reembalados?

Em momentos de dinheiro curto pode ser uma boa solução, mesmo que temporária.

Você pode aproveitar as plataformas indicadas abaixo e anunciar produtos usados que você iria se desfazer, mas que ainda podem servir para outras pessoas.

ENJOEI e MERCADO LIVRE

No enjoei ou no mercado livre você pode anunciar os produtos que gostaria de repassar, muitas pessoas se desfazem de produtos sem considerar que outras pessoas podem estar precisando dele.

Essas plataformas costumam cobrar uma porcentagem sobre a venda.

Mas o leque de produtos oferecidos é muito grande, vale a pena dar uma conferida.

SOU BARATO

No Sou Barato você pode pesquisar entre produtos novos ou reembalados, isso significa que o produto pode ter sido usado mais devolvido por razões que não afetem o seu funcionamento ou desempenho.

Se ele conter pequenos defeitos (que também não afetem o desempenho) o site irá sinalizar no anúncio.

É mais do que o momento certo para você começar a criar uma mentalidade de pesquisa antes de sair efetuando compras, a economia que você terá ao fim do seu ano será bem significativa.

Também ajuda muito a nos ensinar como lidar melhor com nosso consumo e rever oportunidades de economia, visto que muitas vezes passado o impulso inicial de comprar, as pessoas tendem a desistir da compra em si.

Nunca esqueça de se perguntar: realmente preciso desse produto agora?

  1. Faça um planejamento financeiro: Tenha um orçamento e um plano financeiro para evitar o adiamento desnecessário de compras essenciais.
  2. Estabeleça prioridades: Classifique suas compras de acordo com sua importância e urgência. Isso ajudará a determinar quais itens podem ser adiados com segurança.
  3. Pesquise preços e promoções: Esteja atento às tendências de preços e às promoções que podem estar por vir para tomar decisões informadas sobre quando comprar.
  4. Evite a procrastinação excessiva: Não adie compras importantes indefinidamente. Defina prazos razoáveis para tomar decisões e cumpra-os.

Em resumo, adiar compras pode ser uma estratégia financeira eficaz quando usada com sabedoria, mas também pode ter consequências negativas se for feito de forma inadequada. A chave está em encontrar o equilíbrio entre economizar dinheiro e atender às suas necessidades básicas de forma responsável e oportuna.